Natal Geek

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010


texto também disponível em:
http://www.geek.com.br/blogs/832697848



Hoje é dia 24 de Dezembro e não poderia deixar de falar sobre os presentes que a garotada tem curtido...

Eu me lembro que lá pra 1998, quando eu era moleque, corria na rua, tentava andar de bicicleta, implicava com meninas chatas, eu ganhava de natal brinquedos, bonecos de guerra, bola, camisa do botafogo... etc...

Um dos que mais curti foi meu bom e velho forte apache que me rendeu altas batalhas entre índios e 'mocinhos'...

Até que em um natal meu primo ganhou um PlayStation... e "isso muda tudo"

nos outros natais comecei a ganhar MP3 Player, depois notebooks, telefones com tela colorida [o que não era comum], jogos de PC para jogar multiplayer [isso não era NADA comum, ainda mais com internet discada]


e hoje? o que a garotada vai ganhar? iPads? Kindles? kinects?


feliz natal a todos e espero que não ganhem par de meias [quando era criança, odiava ganhar roupa]

Brasil - um país copy & paste

terça-feira, 21 de dezembro de 2010



Hoje o jornal anunciou que no orçamento de 2011 está previsto o corte em 3 bilhões nas áreas de tecnologia, ciências e educação...
Então para nao falar de política, vamos exemplificar de forma Geek o que isso pode significar:

Sabe o zeebo? O videogame nacional que veio para "concorrer" com PS3, Xbox e Wii? Enfim, muita gente nem sabe que ele existe, mas ele veio depois de anos de pesquisa da tectoy e blablabla... É bem ruim e provavelmente não vai melhorar. As grandes companhias de games não estão investindo aqui...

Carros movidos a eletricidade? Pesquisas na faculdade? Isso pode ficar ainda mais raro...

Sabe a marca positivo? Ela podia ser referencia de qualidade além de preço baixo, mas no Brasil tudo se resume a montar hardwares baratos e vende-los numa case "nacional".

Nem vou falar sobre o sinal digital de TV.

Parece que continuaremos sendo um país "copy & paste"... Muita importação e pirataria de tecnologia e nada de inovador de verdade acontecendo...

O kurumin [Linux brazuca] poderia ter tido diversos incentivos, era bom de verdade... Isso acontece todo dia com boas idéias brasileiras, acabam morrendo, porque nem tudo sobrevive só de ideologia, falta $$ do governo.

Tenham um bom dia!

texto também disponível em: http://www.geek.com.br/blogs/832697848

Código fechado ou Código Aberto ???

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Código Fechado?

ou Código Aberto?


texto também disponível em: http://www.geek.com.br/blogs/832697848


hmmm.... e aí? qual sua preferência?
de cara a maioria das pessoas vai dizer: "ah! aberto!!! lógico! liberdade!!!"
mas você sabe o que é código aberto? será que é a melhor solução para você?

então... decidi colocar alguns pontos resumidos do código aberto [referência ao wikipédia] e ao mesmo tempo, dizer como o código fechado pode ser realmente eficiênte.

Código aberto:

  1. Distribuição livre [nada de venda]
  2. Código fonte do software deve ser distribuído também para possível edição
  3. Trabalhos Derivados - possibilidade de a partir dele, se criar melhorias ou versões novas
  4. Integridade do autor do código fonte
  5. Não discriminação contra pessoas ou grupos
  6. Não discriminação contra áreas de atuação
  7. Distribuição da Licença
  8. Licença não específica a um produto
  9. Licença não restrinja outros programas
  10. Licença neutra em relação a tecnologia

Blz... agora você já sabe os pontos que são abordados pelos softwares ou SO livres [opensource], mas o que você realmente ganha com isso?
Na prática, se você é um usuário doméstico, e não um programador, você ganha a possibilidade de desfrutar de um software gratuito e na maioria das vezes de boa qualidade, visto que sempre se criam melhorias e atualizações por parte de programadores e desenvolvedores.

hmmmm... mas você não quer programar, quer ter assistência, estabilidade, você trabalha com programas que precisem de um hardware robusto...

sim, você também poderia usar Linux em um super pc, mas e se você optar por um iMac, o que você ganha?

Você ganha uma máquina criada por uma empresa, um SO criado pela mesma empresa, softwares criados e desenvolvidos para rodar específicamente na sua máquina... se der pau, vc leva o pc numa assistência Apple e eles verificam tudo, afinal, ela que criou tudo o que está na sua máquina. Isso transmite segurança, confiança e estabilidade... sem falar num ótimo acabamento e visual.

Para exemplificar de outra maneira esta relação: temos o Google Android para celulares em geral e temos o iOS, para iPhone.
o Android está sendo utilizado em centenas de celulares de marcas diferentes, o que parece muito bom!! O iOS SÓ RODA no iPhone... mas o que isso transmite na realidade? Transmite que qualquer pessoa hoje pode ter um telefone de boa qualidade, mas a diferença é que quando um SO foi feito para rodar em um só hardware, ele consegue faze-lo de forma mais eficiente, pois conhece todos os componentes e dispositivos.

Hoje o Android é o SO mais usado em celulares...
porém o iPhone é o cel mais vendido no mundo.

"a Apple ultrapassou a nokia em vendas de celulares. A Nokia tem 35.000 modelos de celular, a Apple tem um"

e para terminar este longo post, vai um trecho de uma conversa com um novo colega da área de TI que participa do site konlinux.com - Darcy Larangeira - Gerente Administrativo - Escola de Idiomas na Internet

"Muita gente se julga dona
da verdade e até da vontade de outros, como é o caso das patentes e
copyrights, que na verdade deveriam proteger a obra e as idéias do seu
criador ou inventor, nada mais fizeram até aqui do que impedir as melhorias,
as intervenções e a utilização, pois é para isso que desenvolvemos.
"

Montando seu HD externo

domingo, 4 de julho de 2010


texto também disponível em: http://www.geek.com.br/blogs/832697848



A pouco tempo um colega me passou um link de um mega desconto da Americanas.com em um HD Externo... ainda assim, achei caro... entao pensei em divulgar essa dica simples para você pagar 1/4 do preço de um HD usb.

1º compre um HD de notebook em alguma loja de informática. [320GB sata = 106 reais no boadica.com.br]
2º compre uma case para HD 2,5" [case 2,5" de alumínio 14,39 no msm site]
3º encaixe o adaptador SATA/usb no HD
4º feche tudo e pronto! essas cases já vem com cabo usb!!!

com isso você gasta 120,39 reais e tem um HD externo de 320GB...
olhando rápido aqui na net, o mais barato que você encontra se comprar um HD pronto, não sai por menos de 199 [http://www.bondfaro.com.br/preco--hd--duracell-mb320ub-320-gb-externo.html] ... mas geralmente as lojas oferecem um preço 4x maior do que o preço de custo.

Pra que um "Smartphone" ???

quinta-feira, 1 de julho de 2010

texto também disponível em: http://www.geek.com.br/blogs/832697848




Pois é... passei um bom tempo longe de postagens, mas vou aproveitar pra colocar as coisas e novidades em dia.

Nesse meio tempo, comprei um iPhone 3gs 16gb, meu 2º smartphone. Meu primeiro havia sido o infeliz Motorola Q11, que de 'smart' ele não tinha nada.

No caso, o assunto não é iphone porque disso as pessoas não aguentam mais ouvir, o lance é: VOCÊ PRECISA DE UM SMARTPHONE?

Acho que isso depende muito de cada pessoa, do que ela faz, o que ela lê, como passa o tempo... tirei 3 prints das telas principais do meu iphone para ilustrar porque ele me faz tão feliz:

tela 1

navegador de internet - email - calendario - bloco d notas - mapas/gps - previsao - fotos - camera - msn/gtalk - twitter - store com milhares de aplicativos - banco - office


tela 2

notícias [jornal/google news/rolling stones] - esportes [copa/brasileirão] - utilidade [guia de bares/restaurantes/cinemas/moteis...] - radio e tv - audio [gravador,guitarra,bateria...] - livros - quadrinhos - photoshop - design


tela 3 - GAMES

JOGO BAGARAI!!!


se você não quer/precisa acessar nada disso da rua, então você não precisa de um smartphone...

Alternativas Free

quarta-feira, 19 de maio de 2010

texto também disponível em: http://www.geek.com.br/blogs/832697848

Pegando a onda do post anterior e a dica de meu amigo "Chatuba", resolvi divulgar um link do baixaki que fez uma lista com 12 programas gratuitos que substituem os pagos que tanto usamos crackeados:

Alternativa ao Office: BrOffice
Alternativa a antivirus: Avira / Avast [larguei o AVG depois de testes em que ele deixou passar muita coisa que estes dois acima seguraram]
Alternativa ao Photoshop: Gimp
Alternativa para quem edita vídeos: VideoSpin
Alternativa para quem edita audio, corta, filtra... Audacity
Alternativa ao famoso Winrar: 7zip
Alternativa para quem quer assistir TV pela internet: MegaCubo
Alternativa para quem quer diagnóstico de todo seu PC com placas, hardware, chips: CPU-Z
Alternativa ao Nero [gravador de DVD e CD]: Ashampoo Burning Studio
Alternativa para DJs: OTs CD Scrath [achei MUITO ruim]
Alternativa para quem tem q converter videos de celular, ipod, etc... Format Factory



existe outros, mas estes são bem populares, conhecidos, testados...

link da matéria e do site para o download: baixaki

um pouco de Linux e pirataria...


texto também disponível em: http://www.geek.com.br/blogs/832697848


Agora o papo é sério...

e a pirataria? como vai?

bom... há quem diga que é um absurdo tentar barrar a era do 'download', 'torrent', '4shared'... e que a pirataria abre portas para a divulgação de empresas que possuem ótimos softwares mas cobram caro demais pelo uso destes. Mas vamos ser francos: você trabalha de graça?

Eu não faço projeto de graça... mas mesmo assim, há quem 'trabalhe' de graça. Na verdade os softwares livres e de código aberto permite, muitas vezes, que o usuário doméstico não pague pela utilização. A eficiência do software e a gratuidade são as apostas dos desenvolvedores para o sucesso. A possibilidade de personalização e adaptação [pois o código é aberto e qualquer programador pode altera-lo] para uma interface de trabalho pessoal, é maravilhosa.

Falando disso... não posso deixar de citar o Linux, que acaba de lançar sua distribuição Linux Mint 9. O Sistema é de graça, é livre, é estável, e tem tudo o que a maioria dos brasileiros com Windows pirata precisa.

O linux é dificil? Não. Hoje ele é igualzinho ao windows em várias coisas. A parte gráfica é igual... menu iniciar, ferramentas, pastas... navegação de internet também... msn... você quer trabalhar? ler? pdf? o pacote OpenOffice que já vem instalado é praticamente igual ao concorrente Office e que custa caro nas lojas.

Diversas empresas já produzem softwares para linux e mac assim como sempre fizeram para windows.

Se você não joga, usa internet, faz trabalho em textos e planílhas, usa internet, redes sociais e comunicadores... você pode usar Linux sem qualquer problema!! Vantagem? NAO TEM VÍRUS PORRA! E sem contar que não é pirataria! Você não está roubando ninguém!

Quer só testar o linux pra ver como é? enfim... este site [ http://www.pendrivelinux.com/ ] ensina como colocar em um pendrive o linux para que você possa usar sem precisar instalar. ISSO MESMO! Você usa direto do pen drive!

Não é mais desculpa dizer que no Brasil o Windows é caro d+ e por isso você pirateia... o Linux ta aí pra isso. Ou então você faz que nem eu e parcela seu Windows 7 em 6 vezes na Fastshop que tem um preço bom.

Fast Fast!!! Organizando o PC



Post de utilidade pública:
Organizando o PC e deixando-o mais rápido...

Claro que isso depende de muita coisa. Mas basicamente, 3 coisas que são relevantes:
1 - Sistema Operacional
2 - Configuração da Máquina
3 - Usuário

Um péssimo usuário pode tornar uma ótima máquina uma carroça... assim como um bom usuário pode tirar bom proveito de um PC de 10 anos atrás.

As dicas do blog são bem básicas porém muito importantes para o desempenho geral do PC.

1 - Seja organizado!!! Sua área de trabalho não deve ser usada como pasta! Tenha apenas ícones que são acessados com regularidade. No meu note uso a disposição acima. Uso os ícones nas extremidades e separados por categorias: esquerda projetos, direita produção musical, acima internet, site, outros.

2 - Tenha um antivírus atualizado.

3 - Não guarde softwares que você não usa mais ou que testou uma vez e não curtiu.

4 - desfragmente regularmente seu PC.

5 - usando o CCleaner [free] você pode limpar arquivos temporários, corrigir erros de registro, desabilitar 99% das coisas que iniciam com seu Sistema e que são dispensáveis caso vc não execute tudo que é mostrado na lista, desinstalar programas, ver a configuração do seu PC.

6 - digitando msconfig na busca do seu Sistema Windows [ou no EXECUTAR do windows xp] vc abre diversas configurações do sistema. Se você acha que seu PC inicia lentamente, e caso seu processador tenha + de 1 núcleo, você pode escolher a quantidade de núcleos que seu pc usa ao ligar, pois por mais que você possua 8 núcleos, ele usa como padrão 1 só para iniciar o sistema.

7 - se você usa windows vista ou seven, USE A BUSCA DO MENU INICIAR!!! se você quer entrar no 'desfragmentador', digite desfragmentador e de ENTER. Pronto, ele inicia e você não precisa ficar buscando na lista do iniciar... isso funciona para QUALQUER coisa que tenha no seu pc e vc queira abrir.

8 - se puder, compre seu windows e deixo-o atualizado... e sim... o windows 7 é melhor que o vista e muito melhor que o XP [e mais rápido, mais eficiente, seguro, prático] e qualquer pc com 512 de memória RAM consegue rodá-lo sem esforço.

9 - pare de abrir 300 emails com anexos .pps cheios de vírus... pelo amor de deus!

10 - você baixa muitas coisas? arquivos de música, jogos, programas? ok... mas lembre-se de instalar o que você baixou e depois jogar fora os arquivos .exe de instalação que pesam no HD.

11 - mantenha seu HD limpo!! eu só possuo programas no meu note. 0 músicas, 0 fotos, 0 vídeos. tudo isto está no HD externo, tanto por segurança quanto por organização.

12 - todas essas dicas são referentes ao Sistema e ao usuário... ter um PC com memória ram de sobra, um bom processador, placa de vídeo [caso precise]... vão ajudar e muito a ter um PC rápido tanto para processamento de informações complexas quanto para abrir programas e arquivos pesados. como podem ver na minha área de trabalho, possuo diversos programas MUITO pesados de edição de imagem, modelagem em 3D, animação gráfica... fora os editores pesados de áudio. mesmo com tudo isso e com todos os 'efeitos especiais' do Aero do Seven ligado, meu note está leve leve.


Configurações dos PCs assim configurados:
- Note HP 1240br - Turion x2 2.1ghz [dual core] / 4GB ram / Video ATI Radeon 3200HD 256ram / HD 250gb

- AMD Phenom II x 4 [quadcore] 3.01 ghz / 8GB ram / Video GeForce 9800GT 1GB ddr3 - windows 7 [pc do escritório]

Novidade na Apple

Essa novidade é pra quem sempre quis um MacBook...

A Apple acabou de lançar sua nova linha de Macbooks e Macbooks Pro. Novidade? SIM!!
Finalmente ela incluiu os novos processadores Intel Core i5 e i7 no Macbook pro e colocaram uma placa de vídeo 80% + eficiente tanto no mac normal qto no Pro.

Mas isso acompanha uma notícia ruim e uma muito boa:

Ruim - o mac + barato agora está mais caro do que o anterior da mesma categoria: Atualmente o preço base do Macbook + simples é 3200 reais. O anterior custava 2999.

Boa - com a nova linha chegando as lojas, é possível comprar o macbook da linha anterior [que já é muito bom com core 2 duo e 2GB de ram DDR3 + placa d video] por 2.499 reais! Mas CORRAM, as lojas estão barateando a linha 'antiga' de macs e devem retira-los em breve das prateleiras para venderem só modelos novos!!

Parcelando na Americanas: 12x sem juros R$ 224,92 [220 reais por mês pra ter um apple, ta afim? ENTÃO COMPRA LOGO PORRA! VAI ACABAR!]


Liquidação Apple! http://www.americanas.com.br/hsp/6934/2866200/81464

who is the best?

terça-feira, 18 de maio de 2010

com base na tirinha anterior...
nosso blog fará uma comparação jamais feita!

Iron Man VS Robocop VS Darth Vader

Possuiu um veículo potente:

Iron man: muitos carros boladões +1
Robocop: o carro da polícia era super foda +1
Darth Vader: ele corria em pods +1

Música tema dramática:
Iron man: iron maaaaan +1
Robocop: ninguém lembra +0
Darth Vader: todas +2

Foi despedaçado antes de virar robô:
Iron man: nao +0
Robocop: totalmente +1
Darth Vader: só sobrou o cotoco +1

Egoísta, ego inflado e prepotente:
Iron man: sim +1
Robocop: não +0
Darth Vader: sim +1

Time de futebol:
Iron man: flamengo - vermelho, convencido, mexe com armas, alcool, fora de controle, não segue regras
Robocop: fluminense - possue músicas gays [robocop gay], certinho, andar suspeito
Darth Vader: botafogo - possúi a fúria no coração, uniforme negro, frio e solitário

Conexões USB:
Iron man: 0
Robocop: 0
Darth Vader: 0
iPad: 0

Venceria Goku?
Iron man: talvez... velocidade super sônica, resiste porrada, revida golpes - possibilidade remota
Robocop: não
Darth Vader: previria sua aproximação e lhe cortaria a cabeça

Venceria vampiro crepúsculo?
Iron man: fácil
Robocop: fácil
Darth Vader: fácil

Venceria pikachu?
Iron man: choque do trovão o deixaria paralisado + pane no sistema
Robocop: choque do trovão o deixaria paralisado + pane no sistema [2]
Darth Vader: um jedi é rápido, mas um quick attack é mais



Iron Man !!!!



OOOOOOOH NAAAAAAAAAAAAO! hahahahaha

tirinha kick the geek /o/

"AI FAI"???? PORRA!!!!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010



Confirmando meu post anterior... nego não tem idéia do que é "AI FAI"... isso explica quando eu tive um prob com minha internet "Edge" e o cara da OI dizia que internet na OI só existia 3G. Disse que "édigi" não existe ¬¬. Aliás, ele nem sabia o que era Edge e falou que só o iPhone possuía internet 3G.

Só pra constar, isso foi um print de uma tela de atendimento da OI [telemar] que um contato me passou. Apaguei celular e números pra não comprometer ninguém...

ps: "reclamação na ANATEL? não" - a parada agora é ligar e dizer "VOU RECLAMAR NA ANATEL HEIN" daí teve ter prioridade.

O vendedor que não sabe vender a porra do celular



Quem me conhece sabe que sou mega frustrado com meu atual celular: um Motorola Q11 com windows mobile... ia comprar um iphone mas não sei por qual motivo, decidi pegar este 'smartphone' que trava, perde conexão, não conecta wi-fi direito e DÁ ERRO DE MEMÓRIA RAM +_+

logo... estou tentando pegar um iphone por um preço 'justo' em alguma operadora = IMPOSSÍVEL!

na oi o iphone 3G custa 2000... e o 3GS nem se fala... tentei TIM, VIVO, Claro... até estava disposto a mudar de operadora... mas se liga na conversa com a atendente da TIM pelo telefone:

- Boa tarde, com quem falo e em que posso ajuda-lo?
- Boa tarde. Sou Carlos Eduardo, gostaria de saber quanto custaria o Iphone 3GS 16gb se eu fizer o plano TIM Liberty 120. [fui claro e direto]
- Um momento... [3 min dpois] O plano Tim é xxx,xx
- Mas eu gostaria de saber o preço do IPHONE e não do plano.
- Só um momento [vários minutos depois] O plano iphone 150 custa xxx,xx.
- EU QUERO SABER SE O IPHONE SAI MAIS BARATO SE EU FIZER O PLANO TIM LIBERTY 120.
- Um momento... [cri cri cri] O plano Tim Família lhe permite falar com X pessoas de graça...
- GRRRRRRRRRR [desliguei]


TIM, você + cem fronteiras e barreiras e complicações e aborrecimento com atendimento...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes